segunda-feira, 15 de junho de 2009

IV Ciclo de Palestras

O IV Ciclo de Palestras de Turismo 2009 da Facinter ocorreu nos dias 18 a 22 de maio no auditório do campus Garcez, tendo início com a cerimônia de abertura com coordenadora do curso de Turismo da Facinter, Simone Villanueva. O evento contou com a participação dos seguintes palestrantes: Alessandra Oliveira (TerraSul Consultoria & Eventos), André Marques (Secretario de Turismo de Araucária), Fernanda Mossanik (Agente de Viagens), Jorge Tonatto (Proprietário do Bar do Alemão), Kelly Silva (Grupo Uninter), Tammy da Silva (Hotel Bourbon), Carlos Miranda (Expotrade).
O Ciclo de Palestras foi criado pelo prof. Marcos Rogério Maioli e pelos alunos do laboratório de Eventos. Este ano foi desenvolvido pelos estudantes do módulo de Eventos. Para o prof. Maioli, o ciclo de palestras “tem por objetivo divulgar um segmento do turismo com a apresentação de palestras e debates, propiciando aos discentes a oportunidade de conhecer o mercado de atuação.” O tema abordado este ano foi Mercado de Eventos em Curitiba.
Kelly Silva fez uma prévia do cenário atual de eventos. Ela é responsável por todos os eventos do grupo Uninter, inclusive a produção do Trio Elétrico e Feira de Pós-Graduação no Estação Convention Center, evento que reuniu 3800 visitantes.
Tammy da Silva é responsável pelo departamento de eventos do hotel Bourbon. Ela comentou sobre os serviços ofertados, as cidades onde o Bourbon possui instalação, o procedimento para contratar um espaço para eventos e como este espaço é organizado, os eventos e as celebridades recebidas pelo hotel e os serviços agregados.
O último dia do evento contou com a presença do Sr. Carlos Miranda, formado em Ciência Econômica e Administração de Empresas, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Marketing e pela Universidade da Flórida em Vendas e Hotelaria. Carlos está no ramo de eventos desde 1975 e, em sua palestra, fez uma reflexão geral sobre eventos, destacando que “o Brasil é o único país da América do Sul que tem um volume muito grande em centro e salas de exposições, foi responsável pelo COP 8 e MOP3 realizado no Expotrade”.
Para o aluno Cléverson Aragão do módulo de Hotelaria, “este ano o ciclo não foi tão bom quanto os anteriores, pois, os palestrantes falaram abordaram sobre o trabalho que exercem, muitas vezes fugindo do tema proposto.” O aluno sugere para os próximos anos temas voltados a parte comercial do evento e não executiva como foi abordado.

Por: Adilson Guimarães




Nenhum comentário: